Avcb

Avcb
Saiba mais sobre à

Importância do AVCB em condomínios

Embora o processo para adquirir essa licença do Corpo de Bombeiros seja burocrático, é essencial que as autoridades tenham esse controle para evitar acidentes, incêndios e desastres.

No caso de condomínios, onde há muitos moradores e circulação de pessoas, a disponibilidade de equipamentos e de uma estrutura adequada, com saídas de emergência e materiais que evitam a propagação das chamas, faz toda a diferença para proteger os usuários.

Por isso, vale considerar a prevenção de incêndios desde a concepção do Projeto da edificação e dar prioridade a reformas ou adaptações depois dessa fase.

Assim, os condôminos e visitantes podem seguir sua rotina com segurança. Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre AVCB, planos de prevenção e combate a incêndio. Conte com nossa equipe para te dar suporte durante a emissão e renovação do AVCB

20

mil

clientes atendidos

10

mil

obras realizadas

100

%

projetos entregues

100

%

aprovação do clientes

Garantias EngePredial

A partir do momento em que você aprova nossa proposta, faremos o acompanhamento de todo o processo, até a emissão do
AVCB.

Crea SP Abnt Corpo de Bombeiros

NOSSOS PROFISSIONAIS SÃO CERTIFICADOS PELOS ÓRGÃOS
COMPETENTES

Contrate Agora

conheça as Nossas Vantagens

Vantagens

Acompanhamento de todo o processo para obtenção ou renovação do AVCB

Vantagens

Profissionais experientes e certificados

Vantagens

Orientação para realizar as mudanças necessárias

Vantagens

Agilidade no serviço

Vantagens

Comodidade

Vantagens

Solução de dúvidas

O que é e para que serve o AVCB?

AVCB é a sigla para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento que atesta que um imóvel está de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros, protegido contra incêndios e outros sinistros.

Também chamado de alvará do Corpo de Bombeiros, o documento é obrigatório para uma série de edificações, incluindo prédios residenciais, comerciais, shopping centers e grandes empresas.

A emissão ou renovação do AVCB é realizada após vistoria dos bombeiros do estado em questão, responsáveis por confirmar que, no momento da visita, a edificação vistoriada obedece às condições de segurança contra incêndio exigidas pela legislação.

Em São Paulo, por exemplo, o AVCB é concedido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), que certifica que o local está em conformidade em relação ao Regulamento de Segurança contra Incêndio estabelecido pelo Decreto Estadual 63.911/2018.

O laudo do Corpo de Bombeiros comprova que a edificação possui sistemas de proteção contra incêndio eficientes, o que ajuda a prevenir acidentes.

Caso haja alguma ocorrência, proprietários e administradores do local são resguardados, podendo solicitar o apoio e ressarcimento junto a seguradoras e outros órgãos.

A boa notícia é que você não precisa realizar todo esse processo sozinho!

A EngePredial - Sistema de Combate a Incêndio ajuda você em cada etapa, incluindo:

  • Pré-vistoria realizada por engenheiros
  • Apontamento de inadequações ao Regulamento de Segurança contra Incêndio
  • Adequação de sistemas de combate a incêndio
  • Assessoria, levantamento de documentação necessária e análise para regularização
  • Cadastro e solicitação de vistoria junto ao Corpo de Bombeiros
  • Auxílio caso os bombeiros exijam novas mudanças

Como obter o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros (AVCB)?

O AVCB é um atestado de que a edificação tem um sistema de proteção contra incêndio suficiente para proteger seus usuários. Por isso, construir esse sistema é o primeiro passo para conseguir o documento.

Para tanto, é preciso contar com os conhecimentos de um engenheiro ou arquiteto, que são os profissionais qualificados para elaborar um Projeto de Segurança Contra Incêndio adequado a cada local.

O projeto deve ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros para validação e, assim que aprovado, pode ser implementado na edificação.

A próxima etapa é a vistoria por parte dos bombeiros, que testam e avaliam os equipamentos instalados para confirmar seu bom funcionamento, além da adequação às normas em vigor.

Se estiver tudo ok, o AVCB é emitido.

Se não estiver, os bombeiros solicitam as modificações necessárias para que a edificação esteja em conformidade com a lei, junto a prazos para que sejam finalizadas, num documento chamado Comunique-se.

Por fim, encerrado o prazo, uma nova vistoria é feita para liberar ou renovar o alvará.

Tire suas dúvidas sobre emissão e renovação de AVCB

Quando renovar o AVCB?

A renovação do AVCB deve ser feita nas seguintes situações:

  • Encerramento do período de validade do AVCB, que depende do tipo de edificação e pode durar entre 1 e 5 anos;
  • Reformas realizadas no local, mesmo que tenham caráter provisório;
  • Modificações na estrutura, área construída e mudança de atividade;
  • Regularização de áreas de risco;
  • Alterações na finalidade da ocupação ou uso do imóvel.

O que é necessário para renovar o AVCB?

De forma resumida, é necessário combinar documentos, fazer treinamentos e solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros do seu estado.

A documentação engloba o Projeto de Segurança Contra Incêndio aprovado anteriormente, Atestado de bom funcionamento do sistema de proteção contra incêndio, Atestado de formação de Brigada de Incêndio, Atestado de para-raios, Atestado de Instalações de Gás (GLP ou Natural), Atestado de Sprinklers (chuveiros automáticos), Alarme de incêndio etc.

Para tanto, é necessário que todos os itens que compõem o Projeto de Segurança Contra Incêndio estejam operando de forma satisfatória, certificados por um especialista através da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A Brigada de Incêndio também deve ser reunida e receber o treinamento necessário para orientar os usuários da edificação em caso de sinistro, auxiliando no combate às chamas, mitigação de danos à vida e ao patrimônio.

Com os documentos regulares em mãos, o próximo passo é contatar o Corpo de Bombeiros e requisitar uma visita.

Como renovar AVCB pela internet?

A renovação do AVCB em SP pode ser solicitada por meio do Via Fácil Bombeiros – canal de informatização de documentos.

No entanto, será preciso apresentar todos os documentos necessários para atestar que o imóvel possui um sistema de proteção e combate a incêndio em conformidade com a legislação vigente.

Pedir pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros através da internet também não dispensa a realização de visitas para comprovar as informações presentes nos documentos da edificação.

Como renovar AVCB vencido?

O processo para renovação do documento vencido segue, basicamente, os mesmos trâmites que a renovação dentro do prazo.

Lembrando que manter o AVCB vencido pode levar a transtornos como multas, processos e dificuldades para obter o pagamento de valores do seguro do condomínio ou imóvel.

O AVCB é obrigatório?

De forma geral, o AVCB é obrigatório para as edificações com mais de 750m², mas não significa que as menores estão dispensadas de uma avaliação por parte dos bombeiros.

A licença do Corpo de Bombeiros é obrigatória para que qualquer edificação funcione de forma regular.

No entanto, há imóveis pequenos e com baixo risco para incêndio que estão desobrigados quanto ao AVCB.

Eles são obrigados a fazer a requisição de um documento mais simples, chamado Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB). Esses imóveis são, conforme o Decreto Estadual 63.911/2018:

  • Edificações de uso residencial exclusivamente unifamiliares;
  • Residência exclusivamente unifamiliar, localizada no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos, que possua acesso independente para a via pública e não possua interligação entre as ocupações..

Como é feita a vistoria do Corpo de Bombeiros?

A vistoria é realizada por um ou mais bombeiros responsáveis por certificar a eficácia do sistema de proteção e combate a incêndios.

Em outras palavras, os militares vão até a edificação com o propósito de examinar os equipamentos e a estrutura, a fim de minimizar os riscos para os usuários do imóvel e a comunidade no entorno.

Afinal, se não houver um sistema de combate adequado, as chamas podem se alastrar e consumir imóveis vizinhos, provocar acidentes, danos à saúde e até ceifar vidas.

Então, a ideia da vistoria é testar o funcionamento dos equipamentos instalados, de elementos como as saídas de emergência e verificar se tudo está de acordo com a legislação e o projeto aprovado para aquela edificação.

O ideal é que, além do síndico, o responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) acompanhe os bombeiros durante essa inspeção.

Confira, a seguir, alguns elementos que, normalmente, são avaliados:

  • Extintores de incêndio;
  • Portas corta-fogo;
  • Saídas de emergência;
  • Iluminação de emergência;
  • Alarme de Incêndio;
  • Sistema de detecção de fumaça;
  • Sistema de hidrantes, mangotinhos e mangueiras;
  • Sprinklers;
  • Materiais de revestimento e outros componentes estruturais.

Quem pode elaborar um AVCB?

O documento só pode ser expedido pela autoridade competente, ou seja, pelo Corpo de Bombeiros do seu estado.

Já os laudos necessários para solicitar ou renovar o AVCB exigem que um profissional habilitado no CREA se responsabilize, inserindo neles sua ART (anotação de responsabilidade técnica).

A fim de garantir a qualidade e respaldo técnico dos laudos, a EngePredial conta com registro no CREA e conformidade com os regulamentos da ABNT (Associação Brasileira de Normas).

Penalidades quando o AVCB não está em dia

Se o AVCB não estiver válido, a construtora, administradora do condomínio ou imóvel e até o síndico correm o risco de serem responsabilizados na esfera cível ou criminal, caso ocorra um incêndio.

Isso porque, perante as autoridades, eles estarão em débito e terão colocado a vida dos usuários do local em risco, dispensando proteções essenciais que poderiam ter evitado o sinistro.

Outras penalidades incluem multas, inviabilização de apólices de seguro e, em casos extremos, fechamento da edificação até a liberação por parte do Corpo de Bombeiros.

A falta do alvará dos bombeiros também prejudica a imagem do imóvel e acarreta o aumento de gastos, já que as seguradoras tendem a não assumir os custos da reparação da edificação e indenizações aos usuários.

Será necessário, ainda, investir em reformas para deixar o imóvel em conformidade com a legislação.

Quanto custa o alvará do corpo de bombeiros?

As taxas envolvidas para a aquisição do AVCB são referentes a duas etapas: avaliação do Projeto da edificação e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Saber o custo da primeira é simples, bastando acessar o site do Corpo de Bombeiros com a metragem correspondente à área total do imóvel, que deverá ser inserida no campo “Cálculo de análise de projeto técnico”.

Em seguida, acesse o sistema Via Fácil para emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) correspondente e pagar o imposto através desse arquivo.

Depois, será preciso aguardar por até 30 dias para saber se os bombeiros aprovaram o Projeto da edificação.

Uma vez que o Projeto for aceito, você pode seguir para a fase da solicitação de vistoria, acessando o programa Via Fácil novamente para gerar o DARE vinculado à vistoria.

Pague este novo documento e aguarde pela data em que a visita será marcada.

Para que serve a legislação de proteção contra incêndio?

Segundo a página do Corpo de Bombeiros de SP, as legislações de proteção contra incêndio têm como objetivo:

  • Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
  • Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
  • Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
  • Dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;
  • Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco..

Como parte dessas normas, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é importante para prevenir sinistros, preservando a saúde e a integridade física dos ocupantes do imóvel.

WhatsApp EngePredial
EngePredial www.engepredial.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×